Filmes da Disney e o contexto histórico,político e social / Pocahontas

07:39

Imagem relacionada

Oi,gente! Esse post é um dos que eu mais queria fazer há muuito tempo. Como sou apaixonada pelos filmes da Disney resolvi montar uma resenha de alguns deles mostrando todo o contexto inserido por trás da animação. E o resultado foi incrível! Como são vários filmes que se inserem nesse tema (senão todos) dividi o post em partes,que vão sendo postadas durante a semana. Comecei então com o meu filme da Disney e princesa favoritos,que além de ser cheio de contexto,é um filme que fez parte da minha infância (até hoje) e de muitas pessoas também!

Pocahontas

Resultado de imagem para pocahontas tumblr

O filme se baseia na história de Pocahontas,uma índia nativa que se apaixona por John Smith,um dos exploradores ingleses que haviam invadido sua aldeia. O contexto do filme se passa na América do Norte (sul dos Estados Unidos hoje) e no embalo da chegada dos colonizadores na América pelas grandes navegações. Após a ascensão bem sucedida de Portugal e Espanha na retirada de especiarias e conquista de terras em diversos locais,países como Inglaterra resolveram participar também.
E aí entra a história de Pocahontas,um dos primeiros filmes da Disney baseado em uma história real. Quando o rei inglês demanda a exploração da América do Norte, Smith e seus companheiros partem a procura de ouro e outros metais. Porém,a região não possuía ouro nem outras pedras, e a situação com os selvagens,como eram chamados os índios norte-americanos, acaba se agravando e gerando revoltas sangrentas dos mesmos.
Pocahontas entra também no conceito de bom selvagem de Jean Jacques Rousseau,em que o índio busca um equilíbrio com seu meio e a preservação do mesmo.
Apesar do contexto brilhante,o filme é focado principalmente no romance de John e Pocahontas,fugindo um pouco da realidade mas demonstrando o quanto as diferenças são irrelevantes para os dois.

O que aprender com Pocahontas?

O filme nos ensina várias coisas. A primeira delas é o quanto Pocahontas é uma mulher forte,conectada com a natureza e que impõe seus ideais e valores. Ela ensina a John como respeitar a terra e sua aldeia,sem deixar de lado seu amor pelo mesmo. Além disso,o amor dos dois também carrega um ensinamento: as divergências encontradas entre eles nunca serão maiores do que sentem um pelo outro.

Música principal do filme: Cores do Vento
Voltada aos princípios dos índios,revelando uma grande preocupação ambiental e até uma crítica social!


Eu tive que dar uma estudada pra fazer esse post e fiquei muito feliz com o  resultado. Todos nós temos muito o que aprender com a Pocahontas,sua personalidade e sua história. Espero que tenham gostado!
beeijos

You Might Also Like

1 comentários

  1. Que matéria incrível. Eu adoro saber este tipo de coisa. Eu não gostava de filmes infantis, mas desde que dei uma oportunidade a O que será de Nozes 2 realmente fiquei surpreendida pelas maravilhosas mensagens que têm este tipo de filmes. Tem todas as emoções nesta produção de filme infantil nos diverte muito e nos faz se identificar com os personagens. Para quem não é deste tipo de produção, esta é uma boa opção para mudar de idéia. Eu simplesmente me encantei e super indico. E agora virei fã de desenhos.

    ResponderExcluir